segunda-feira, 30 de março de 2009

Agropecuária Africana

Na África Subsaariana a atividade rural está voltada para a exportação, por isso existe um grande número de lavouras monocultoras de produtos tropicais. O sistema de plantations, ou seja, culturas tropicais que ocupam grandes extensões de terra, é um modo de produção introduzido pelos colonizadores europeus na segunda metade do século XIX.

A agricultura monocultora praticada usufrui das terras mais férteis. Diferente da agricultura de subsistência desenvolvida na África Islâmica, que não possui recursos tecnológicos ou mão-de-obra assalariada. Na África Subsaariana a agropecuária ocupa grandes propriedades rurais, nelas são realizadas aplicações de insumos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos) e a força de trabalho é executada por trabalhadores assalariados, quase sempre mal remunerados.

As monoculturas são desenvolvidas em áreas de Savanas e florestas tropicais. Essas coberturas vegetais são provenientes de clima tropical, sendo assim, o percentual de chuvas é mais elevado que a parte norte do continente, a umidade permite o cultivo de culturas tropicais, como café, cana-de-açúcar, amendoim, algodão, chá, banana, abacaxi e cacau.








Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/producao-agropecuaria-na-africa-subsaariana.htm


Autor:

Nome: Felipe L Rodrigues

Série: 9º ano


5 comentários:

  1. caraaa...
    gostei mtoo da sua ´´matéria``
    tem tudo o q eu preciso pro meu trabalho aki
    valeu mesmo tá!

    ResponderExcluir
  2. Amei tbm tdo que eu preciso esta aqui mto obrigado

    ResponderExcluir
  3. felipe isso q voc escareveu é uma merda pq nao tem nada da agopecuaria ta bem se quer ser bom escritor bom entao escreva o pede e nao tem nada de agropecuaria africana ta bem fica ligado :@ q coisa

    eu sou uma analista de blogs e poso tirar oseu da net entao fica ligado O__O

    ResponderExcluir
  4. E vc assassina a gramática

    ResponderExcluir
  5. Cala boca seus bacacas, Late mas não morde. #killua.
    o trabalho tá ótimo irmão, valeu.

    ResponderExcluir