segunda-feira, 30 de março de 2009

Antigo Egito


A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano). Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.


Hieróglifos, a escrita egípcia:

A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a demótica (mais simplificada) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.

Civilização egípcia:

A civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências. Desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.


Principais deuses Egípcios:

Nome do deus(a) em destaque, e o que representava, logo em seguida.


Rá Sol: (principal deus da religião egípcia)
Toth: Sabedoria, conhecimento, representante da Lua
Anúbis: Os mortos e o submundo
Bastet: Fertilidade, protetora das mulheres grávidas
Hathor: Amor, alegria, dança, vinho, festas
Hórus: Céu
Khnum: Criatividade, controlador das águas do rio Nilo
Maet: Justiça e equilíbrio
Ptah: bras feitas em pedra
Seth: Tempestade, mal, desordem e violência
Sobek: Paciência, astúcia
Osíris: Vida após a morte, vegetação
Ísis: Amor, mágica
Tefnut: Nuvem e umidade
Chu: Ar seco, luz do sol

Fonte: http://www.suapesquisa.com/egito/

Autor:

Nome: Guilherme de Souza Campos Portugal Santos


Série: 9º ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário